Educação Integral: a importância da BNCC no contexto educacional atual

A BNCC é o documento mais recente que trouxe para o debate o real propósito da educação como desenvolvimento pleno do estudante. A partir desse documento a Educação Integral passa a ser compreendida e instaurada como política pública em todo o território brasileiro. Homologado em 2018, o documento chama a atenção para que não se confunda "Educação Integral" com educação ou escola em tempo integral, p18. "(...) de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral, reconhecendo que a educação básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica romper com visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva, ou, ainda, que confundem 'Educação Integral' com 'educação ou escola em tempo integral'. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de Educação Integral com a qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos alunos e, também, com os desafios da sociedade contemporânea, de modo a formar pessoas autônomas, capazes de se servir dessas aprendizagens em suas vidas." 

A afirmação apresentada refere-se ao compromisso da BNCC com a Educação Integral, que busca o desenvolvimento humano global dos alunos. A Educação Integral tem como objetivo formar cidadãos autônomos, com senso crítico e responsáveis, e para isso, deve romper com visões que privilegiam apenas a dimensão intelectual ou afetiva. 

A Educação Integral tem como princípios: Centralidade do estudante, Aprendizagem permanente, Perspectiva inclusiva, Sustentabilidade. 

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: Intelectual, Física, Afetiva, Social, Cultural. Para isso, a Educação Integral pressupõe a construção de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais. (Visão geral criada por IA)


💁É parar e pensar como é possível oportunizar situações de aprendizagem que garantam que cada estudante desenvolva plenamente seu potencial... 

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https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/HZ8QNv07QakbmlTFFvbc0qblJEPH4mxDjvqXuIcb.pdf

https://www.sponte.com.br/blog/entenda-a-bncc

https://educacaointegral.org.br/curriculo-na-educacao-integral/o-que-e-educacao-integral/#:~:text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Integral%20busca%20garantir,estudantes%2C%20fam%C3%ADlias%20e%20comunidades%20locais.

https://www.santillanaeducacao.com.br/blog/educacao-integral/#:~:text=A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Integral%20tem%20como,com%20senso%20cr%C3%ADtico%20e%20autonomia.

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