A tecnologia é mais que uma Ferramenta

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação – SEDU, que propõe uma transformação essencial na educação, incorporando metodologias pedagógicas inovadoras e tecnologias ao cotidiano escolar.

Em consonância com o Mapa Estratégico da Sedu 2023-2026, o Programa Escola do Futuro assume o compromisso de elevar a cultura digital através de práticas pedagógicas, posicionando os estudantes no centro do processo de aprendizagem, expandindo a infraestrutura tecnológica das escolas e oferecendo as mais diversas experiências. Nesse contexto, a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas integra-se às práticas dos professores, ações da equipe gestora e, principalmente, à jornada de aprendizagem dos estudantes.

A base legal do Programa é sólida e reflete o compromisso com a excelência educacional, alinhando-se com leis como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política Nacional de Educação Digital, bem como à estratégia 7.2 do Plano Nacional de Educação, incentivando a certificação, seleção e divulgação de tecnologias educacionais. Além disso, contribuí para os pressupostos curriculares da BNCC, promovendo habilidades críticas e responsáveis no uso das tecnologias. A Escola do Futuro representa o compromisso com uma educação atualizada, conectada e relevante para o mundo em transformação que os jovens vivenciam diariamente. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação (Sepla) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), apresentam as Diretrizes Operacionais e Pedagógicas da Certificação Escola do Futuro.

Nenhum comentário: